quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rolando os Dados - O Retorno!



Então é isso aí pessoal... Quem me conhece há mais tempo sabe que eu fazia parte de outro blog (o "temporariamente em hiato" Sub Ghadernal), onde, além de contos, eu fazia uma coluna semanal sobre RPG.

Pois bem, agora resolvi utilizar um phoenix down guardado no baú para trazer a coluna de volta. Eu sempre gostei do RPG (que eu jogo desde meus onze anos) e acho legal divulgar o jogo, e as opiniões que eu acumulei em tantas partidas.

Nesse post específico eu gostaria de trocar uma idéia sobre o fundamento número 1 do jogo: Trabalho em equipe.

Mas dessa vez, sem o enfoque "técnico" de regras e papéis de combate. Queria falar mesmo sobre as relações interpessoais dos personagens.

Sim, dos personagens.

Na maioria das mesas os jogadores utilizam seus personagens como "bonecos de um videogame", e apenas os controlam para dar golpes, resolver enigmas e falar os necessário. Isso não é errado.

Mas, em algumas mesas durante a vida (e em uma, que teve início no final do mês de abril) os jogadores acabam focando mais em interpretar seus personagens e as amizades-inimizades-pinimbas-catimbas-rivalidades-zoeiras ente eles.

Explico: meu personagem é o filho de um importante ferreiro, e o personagem do outro jogador é um ladrão que está tendo uma chance de se redimir porque o tal ferreiro resolveu lhe conceder uma oportunidade. Dessa forma, os dois estão meio que vivendo como irmãos.

O filho do ferreiro (em questão, Darian) é ultra-mega tímido com mulheres. Dessa forma, na primeira aventura que jogamos, o ladrão (Alef) ficou empurrando todas as garotas que encontramos na viagem para o jovem Darian, que corava e não sabia onde enfiar a cara. E o mais engraçado foi quando, na volta, Alef ainda fala para o pai de Darian: "olha senhor, seu filho, que garoto, arrasando corações por onde passamos".

E lá ia Darian ficar sem jeito de novo.

Em duas aventuras, já foi criado um elo, uma amizade entre os personagens. Claro que eu e o outro jogador somos amigos também, mas quando jogamos, é fácil identificar os elementos da amizade que são próprios de Darian e Alef (afinal, eu não sou lá tão tímido, e o outro jogador não é tão sacana).

Enfim, acho que isso ajuda muito a dar "cor" aos personagens. Esses tipos nunca são esquecidos.

Grande abraço a todos.

Sayonara.


PS: Pra quem não conheceu o Sub Ghadernal, e a antiga rolando os dados

Rolando os Dados

6 comentários:

Rodolfo disse...

@Lorena- Sim! Letras maiores! rsrsrsrsrs

Obrigado pelo apoio e pelo feedback!

Anônimo disse...

gostei do novo formato, por isso que vc me perguntou da outra vez se eu sabia sobre o jogo de RPG né ?
entendi o motivo rsrsrsrsr...muito sucesso precisando vc sabe que pode contar comigo

tainara elektra disse...

gostei do novo formato, por isso que vc me perguntou da outra vez se eu sabia sobre o jogo de RPG né ?
entendi o motivo rsrsrsrsr...muito sucesso precisando vc sabe que pode contar comigo

ass:tainara

Marcus disse...

Po acho q a letra ficou pequena hein!!!
kkkkkkkkkkkk....
Ta legal cara inclusive, a ideia de voltar com o rolando dados foi mt boa, mas eu queria mesmo poder ler a história do subgadernal q ficou sem final...
Vc pretende voltar com ela por aqui?
continue assim,ta mt foda...
abraço...

Sayu disse...

roleplay owna *-*

poxa, bem podia rolar um post com depoimentos de outras pessoas sobre isso XD eu tenho vários!

por exemplo: tem uma mesa de d&d que eu faço parte a mais de 2 anos (não jogamos com frequência XD) que jogo com meu namorado desde antes de ele ser meu namorado. éramos amigos super implicantes, e nossos personagens herdaram isso: a minha era uma "princesa" bárbara meio emocional e ele um necromante meio maluco. eram desde aquela época um casal-entre-tapas-e-beijos, e no fim um sempre acabava salvando o outro de algum perigo! o bom era que tanto o mestre estimulava o roleplay quanto os jogadores eram amigos bem entrosados. bem, no fim das contas, eu comecei a namorar com ele, e quando voltamos a jogar, minha personagem quase se afogou em uma tentativa frustrada de atravessar um rio e o necromante a salvou com uma respiração boca a boca. e os dois andam grudadinhos desde então! XD
(eu bem quero casá-los ingame... hehehe)

bem, historinhas à parte, eu fico triste de ver que o roleplay anda se perdendo nos mmorpgs por aí. espero que pelo menos no rpg de mesa isso sobreviva :B

Rodolfo disse...

@Tainara - Obrigado pelo apoio! Sim, RPG é legal! E eu quero chamar cada vez mais pessoas para o hobbye!
@Marcus - Pode deixar que na próxima eu aumento a letra! Sim, tenho planos de voltar com o finado conto do subGhadernal! Aguarde!!
@Sayu - Idéia MUITO BOA!!! Quanto mais os leitores quiserem colaborar, melhor! Leitores, mandem suas histórias!!!

Postar um comentário